Em que pese uma significativa parcela da população
ter avançado em sua condição social, nos últimos anos, segue ainda apropriado o termo cunhado há
décadas para o Brasil: “BELÍNDIA”. Um país dividido em duas realidades diametralmente
opostas. De um lado, seletos setores dominando um processo historicamente concentrador
de riqueza, sejam públicos ou privados, com nível de desenvolvimento, renda e consumo
similares à Bélgica. De outro, a imensa maioria da sociedade, com uma carga de
impostos semelhante ao referido país, mas com serviços e padrão de vida equivalente
aos da Índia.
Esse “estado de coisas” tem
origem na alienação e dependência cultural, política, social, econômica e
ambiental da sociedade. Nessa esteira, os meios de comunicação, com
raras exceções, operam coniventes na manutenção do “status quo” vigente. Entretanto, eventualmente, nos surpreendemos com matérias como a do jornal O GLOBO, reproduzida integralmente
abaixo.
Assim, abstendo-me das questões políticas que impulsionaram
a referida reportagem, vale a saudação: “Viva à mídia, quando faz o relevante
trabalho de expor as mazelas brasileiras na busca por soluções”.
Transporte fluvial, utilizado por 12 milhões de pessoas, é o único
sem regulação no Brasil, por Liane Thedim.
![]() |
Fonte: Agência O GLOBO. Crédito Marcia Foleto |
MANAUS E BELÉM — ‘Quando chego, é só amor, né?’.
Assim Roberto Martins resume sua vida, a maior parte passada sobre o Rio
Amazonas. O auxiliar de convés de 31 anos trabalha há quatro anos no barco
Amazon Star, que faz o trajeto regular Manaus-Belém: 1.584 quilômetros em
inacreditáveis cinco dias. Na volta, é ainda pior — seis dias, porque a
correnteza joga contra, mais dois dias parado no porto. Ou seja, a cada 12
dias, Roberto passa três noites em casa, na capital paraense. No barco, já viu
de tudo. Afinal, pelo menos 30 mil pessoas viajam por ano na embarcação, que
tem capacidade para 750 passageiros. Mas, até hoje, o que mais o impressiona é
a romaria de trabalhadores que vão tentar a vida na capital amazonense:
— A maioria vem do Maranhão. Vai “pra” Manaus,
fica na rua, cai nas drogas e volta com a roupa do corpo. Consegue que alguém
pague a passagem. Só de olhar a gente já sabe.
Na Amazônia, os rios são as estradas. Segundo a
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), eles serviram de caminho a
12 milhões de pessoas em 2011, em embarcações de 132 empresas, fora as milhares
que trafegam à margem da fiscalização. No entanto, apesar do grande alcance,
praticamente não há dados disponíveis sobre o modal, o que, para especialistas,
é um retrato do descaso com que é visto pelo governo. Não há concessão de
linhas, como acontece em ônibus, trem e avião. O governo apenas autoriza as
empresas a operarem determinado trajeto e são elas próprias que decidem os
locais de parada e com que regularidade vão operar. Não há, portanto, metas de
atendimento ou controle de tarifas.
— É o único transporte público sem regulação no
Brasil — diz Floriano Pires, professor de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ.
A viagem do GLOBO no Amazon Star começou na
quarta-feira, dia 16 de maio, com atraso: prevista para as 16h, a saída de
Manaus aconteceu às 17h, com 145 passageiros a bordo, dos quais, 50 fariam o
trajeto ponta a ponta. No total, ao longo das paradas, 500 pessoas passaram
pelo barco. Entre os passageiros, muitos iam visitar parentes ou voltavam para
casa e optaram pelo barco por ser mais barato. A passagem no salão das redes,
espécie de alojamento com cerca de 300 metros quadrados e espaço para 300
pessoas, sai por R$ 150 na baixa temporada, sem limite de bagagem. De avião, a
viagem leva duas horas e custa de R$ 300 a R$ 1.200, dependendo da data, com
máximo de bagagem de 20 quilos. Na alta temporada, em junho, a passagem nas
redes custa o dobro: R$ 326. Mas havia também os que escolheram a longa viagem
por turismo, para ver de perto o maior rio do mundo, ou simplesmente por medo
de avião.
— Vim refrescar a cabeça, avião é “pra” quem tem
pressa — diz o operador de guindaste Luciano Barros, de 32 anos, que ia com a
mulher e a sogra para Belém, onde pegaria um ônibus para o Maranhão. — Na
primeira vez que andei de avião, fiquei com as mãos e os pés tremendo.
Banheiros sujos e calor irritam usuário.
Histórias não faltam. Como a de dona Ana Santana
da Silva, de 69 anos, cearense que pagou R$ 100 para voltar de rede de
Parintins, onde visitou uma filha — “Tive 17 filhos, mas só criei dez, os
outros morreram ainda bebês” —, para Belém. De lá, pegaria um ônibus para o
Maranhão. O alagoano Roberto, de 34 anos, que não quis ser fotografado nem
revelar seu sobrenome, voltava de um garimpo na selva venezuelana e levava,
amarrado à cintura, uma bolsa com o ouro e o dinheiro que conseguiu guardar.
Por isso, não quis ir de avião. Ele conta que dormiu seis meses em uma cabana
de madeira. O baque veio quando a febre começou:
— Fui internado no hospital da Cruz Vermelha e o
exame deu que eu estava com malária e dengue hemorrágica ao mesmo tempo. Aí
falei pra mim mesmo: “Vou embora, vou morrer no Brasil” — recorda ele, que
ainda tomava os remédios durante a viagem.
Já a paraense Marilu Cunha, 49 anos, cantora de
bolero com dez CDs gravados, pagou caro pelo seu pânico de avião: R$ 1 mil para
viajar na única suíte do barco que tem cama de casal e cerca de 25 metros
quadrados, e mais R$ 1 mil para levar seu carro. Sua maior reclamação era da
comida:
— O almoço é precário.
Banheiros imundos, ar-condicionado que não
funcionava regularmente — o calor nas redes muitas vezes era infernal —,
barulho durante toda a madrugada. Nas conversas, as queixas são recorrentes. O
medo de furtos de bagagem (as malas ficam amontoadas embaixo da rede do dono) é
geral. Mas o clima pesou mesmo na terceira parada, em Óbidos (PA), onde uma
operação da Força Nacional e da Polícia Federal revirou o barco em busca de
drogas, armas, tráfico de pessoas, de animais e biopirataria. Encontraram um
carro roubado no andar de carga, levado por um rapaz que dizia ter 16 anos mas
não tinha documentos, além de seis caixas de mercadorias sem nota fiscal. Foi
provavelmente o único momento de silêncio dos cinco dias.
Entre os passageiros, o que mais se comentava era
o momento em que o barco sai do Amazonas e entra no chamado estreito de Breves,
conjunto de pequenos rios e ilhas que dá acesso à cidade de mesmo nome, no
Pará. Quando avistam o barco, dezenas de ribeirinhos remam em suas canoas a toda
velocidade para se aproximar e pedir roupas e dinheiro. Muitos já vão
preparados e, num ritmo frenético, jogam as doações em sacolas. Depois, vêm os
que vendem frutas. A cena é impressionante: com o barco em movimento, conseguem
amarrar a canoa e subir a bordo.
Cinco dias e quatro noites depois, o cansaço é
visível na chegada.
— É muito demorado... Acho que consigo passagem
baratinha “pra” voltar de avião, é só ficar olhando no computador — sonhava
Francisco Brito da Silva, 55 anos, que levava 50 quilos de bagagem e de Belém
iria de ônibus até Juazeiro do Norte (CE) ver a família.
Fonte:
·
ANTAQ
Engraçada essa reportagem, eu e mais um colega fizemos uma fiscalização deslocada em Parintins, e essa embarcação foi um dos alvos. O procedimento fiscalizatório gerou um relatório no qual foram apontadas uma série de irregularidades a serem corrigidas e explicadas pela empresa, a jornalista viu tudo, fotografou, perguntou a respeito das funções da ANTAQ, entretanto, não comentou nada na reportagem!!! Porque será?
ResponderExcluirA reportagem, não é apenas sensacionalista, mas também tendenciosa, pois não denuncia fatos bem mais gritantes como a negligência dos gestores públicos, ao não prover a região com terminais hidroviários adequados, onde além da movimentação segura dos passageiros, haja também fornecimento de energia de terra, evitando dessa forma o corte do fornecimento de ar condicionado, nas áreas climatizadas, o que na maioria das vezes ocorre nos terminais de cidades como Santarém, onde as paradas são mais longas, devido à grande quantidade de mercadorias e equipamentos a descarregar, e ou, carregar.
ResponderExcluirO item alimentação abordado, é muito subjetivo, pois cada pessoa tem o paladar e olfato diferentes, o que é ruim prá um, é tolerável e até normal para outros; a jornalista não abordou por exemplo, a manipulação no preparo dos alimentos, tampouco questionou a procedencia dos alimentos servidos, acondicionamento dos alimentos "in natura" prá definir que é de má qualidade, não questionou por exemplo o preço cobrado pelas respectivas refeições, optou simplesmente por repetir reclamações, falou de oitiva, portanto; considero tendenciosa no entanto, pelo fato de ela haver passado CINCO DIAS À BORDO , nessa viagem e o faro jornalístico dela, não haver atentado para a comprovação dos fatos reclamados, pelo menos ela não divulgou isso.
Claro que ainda há muito a melhorar nesse modal de transporte coletivo de passageiros, porém, não é esse descaso todo estampado, na tendenciosa reportagem em tela.
Sds.
SILAS NEGRÃO
Prezado Allana, bom dia. Sou leitor de suas matérias.
ResponderExcluirA questão é ampla, envolvendo desde aspectos jurídico-normativos relacionados à atuação da ANTAQ, e passando, inexoravelmente, por ações de governo, como provimento e manutenção
de infraestrutura portuária e aquaviária; e acesso a recursos para renovação - com melhorias de projeto e atualização tecnológica -da frota amazônica do transporte aquaviário interestadual de passageiros e misto, de competência fisc/regulatória da ANTAQ.
Discutir, apontar, descrever, tudo isso para se melhorar o transporte hidroviário.
ResponderExcluirO caminho é este, melhorar no que for possível os itens descritos.
Ainda querem nos mandar em fiscalizações, neste modal de transporte, recebendo meia diária, ou ainda, sem diária nenhuma.
ResponderExcluirNo entanto, existem movimentos das normas da NORMAM 2 em vigor recentemente e da ANTAQ no sentido de melhorar a situação, o que só pode ser feito gradativamente em função do tamanho do território abrangido. Conscientização é palavra chave, e a UFAM também colabora neste campo.
ResponderExcluirA norma de acessibilidade publicada, inserida na NORMAM 2, para embarcações e instalações de passageiros, NBR 15.450, apoiada pela MB, ANTAQ, Inmetro e Sec. de Direitos Humanos caminham neste sentido. As fiscalizações crescerão em paralelo, pois após publicações de normas vem as fiscalizações.
Entendi este post no blog como um convite para a sociedade conversar sobre este assunto muito importante, afeto a tantas pessoas.
Diante desse clamor da sociedade, faz-se necessário ações que visem melhorar esse modal, entre eles, mais fiscalizações, linhas de crédito para os armadores - através do fundo da marinha mercante- para modernização da frota, subsídio aos armadores para aquisição do combustível, padronização das embarcações, modernização dos terminais hidroviários, linha de crédito para os estaleiros da região -através do FNO- para ampliação e modernização da indústria naval local; Campanha de divulgação dos direitos dos passageiros em toda a Amazônia; disseminar entre a massa crítica da sociedade que o setor é regulado, dessa forma não surgirá "professor" da COPPE/UFRJ mal informado, que nunca navegou pela região, tenha espaço na mídia.
ResponderExcluirsds
Chunda
"A viagem do GLOBO no Amazon Star começou na quarta-feira, dia 16 de maio, com atraso: prevista para as 16h, a saída de Manaus aconteceu às 17h,"
ResponderExcluir"Cinco dias e quatro noites depois" =+-5 DIAS, VEZES 24 HORAS É IGUAL 120 HORAS, O QUE É UMA HORA A MAIS OU UMA HORA A MENOS?
SDS
CHUNDA
Otimizar é melhorar no que for possível, cada pequena melhoria conta.
ResponderExcluirPuro sensacionalismo! pois existe regulação. Ela, até, pode não efetiva e eficaz, mas existem normas regulando o setor. Lamentável.
ResponderExcluirVale a pena ler: ABNT NBR 15.450 - Acessibilidade de passageiros no sistema de transporte aquaviário.
ResponderExcluirAfter I originally commented I clicked the -Notify me when new comments are
ResponderExcluiradded-
checkbox and now every time a remark is added I get four emails with the identical comment.
Is there any approach you possibly can remove me
from that service? Thanks!
Also visit my blog - oecd spain employment
I’d have to test with you here. Which is not one
ResponderExcluirthing I often do! I get pleasure from studying a put up that
may make people think. Additionally, thanks for
allowing me to comment!
my web site ... please click the following webpage
of course like your web site but you have to check
ResponderExcluirthe
spelling on quite a few of your posts. Several of them are rife with spelling problems
and I find it very troublesome to tell the truth
nevertheless I’ll definitely come
back again.
Here is my website; tablet hotels andalusia spain
Spot on with this write-up, I really suppose this web site needs
ResponderExcluirrather more consideration. I’ll probably be again
to read much more, thanks for that info.
Here is my web blog - spain biggest water park
Hey very cool blog!! Man .. Beautiful .. Amazing ..
ResponderExcluirI will bookmark your
site and take the feeds also…I am happy to find so many useful
info here in the post, we need work out more strategies in this regard, thanks for
sharing. . . . . .
Also visit my homepage; Manendupahariya.Blogspot.fr
When I originally commented I clicked the -Notify me when new feedback are added-
ResponderExcluircheckbox and now each time a remark is added I get four emails with the same comment.
Is there any means you'll be able to take away me
from that service? Thanks!
My blog :: weather forecast dyce
I'm writing to
ResponderExcluirmake you be aware of what a outstanding encounter my girl
went through visiting your webblog. She noticed several things, which include what it's like to have an ideal
coaching mindset to get the rest really
easily have an understanding of certain hard to do issues.
You truly did more than my desires.
Thanks for showing these effective, trustworthy, edifying and as
well as unique thoughts on your topic to Kate.
My homepage; www.fffin.com
Wonderful work! This is the kind of info that are supposed to be shared around
ResponderExcluirthe internet. Shame on the seek engines for not positioning
this put up higher! Come on
over and discuss with my web site . Thanks
=)
Review my website ... Articleoutlaw.Com
Would you be focused on exchanging
ResponderExcluirhyperlinks?
Here is my weblog ... australians buying real estate new zealand
I'm so happy to read this. This is the type of manual that needs to be given and not the random misinformation that's at the other blogs.
ResponderExcluirAppreciate your sharing this greatest doc.
Take a look at my web site ... eesun.free.fr
Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or
ResponderExcluirsomething. I think that you can do with a few pics to drive the message home a little bit, but
other than that, this is wonderful blog. A
fantastic read. I will definitely be back.
Here is my website http://www.diysolarheatingspain.com/
Greetings from Carolina! I'm bored to death at
ResponderExcluirwork so I decided to browse your blog on my iphone during lunch break. I
love the knowledge you present here and can't wait to take a
look when I get home. I'm
shocked at how quick your blog loaded on my mobile .. I'm not
even using WIFI,
just 3G .. Anyways, very good site!
Review my weblog :: servicemembersunderground.com
Hello.This post was extremely remarkable, especially
ResponderExcluirbecause I was looking for thoughts on this subject
last
Friday.
Feel free to surf to my web site - Planning Altea
Very good blog! Do you have any suggestions for aspiring writers?
ResponderExcluirI'm planning to start my own site
soon but I'm a little lost on everything. Would you propose starting with a free platform like
Wordpress or go for a paid option? There are so many options out there that I'm totally
overwhelmed .. Any tips? Thanks a lot!
Here is my webpage telmexhub.mx
Have you ever considered about including a little bit
ResponderExcluirmore than just your articles? I mean, what you say
is valuable and everything. Nevertheless think of if you added some great photos or videos to
give your posts more,
"pop"! Your content is excellent but with pics and clips, this blog could
definitely be one of the best in its niche.
Amazing blog!
Also visit my website :: Jk Spanish Properties
Hi, i think that i saw you visited my website so i came to “return the favor”.
ResponderExcluirI'm trying to find things to enhance my website!I suppose its ok to use some
of your ideas!!
my weblog: http://amourevens.com/profile/nancyfisher1990
I was wondering if you ever thought of changing the page layout of your
ResponderExcluirsite? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you
could a little more in the way of content
so people could connect with it better. Youve got an awful lot of
text for only having one or 2
pictures. Maybe you could space it out better?
Also visit my page :: www.authenticlinks.com
I just couldn't depart your site prior to suggesting that I extremely enjoyed the standard information a person provide for your visitors? Is going to be back often to check up on new posts
ResponderExcluirLook at my page - gearhost.com
I think other website proprietors should take this site as an model, very clean
ResponderExcluirand great user friendly style and design, as well as the
content. You are an expert in this topic!
Also visit my web site - alicante leather jackets
That is very interesting, You are an overly skilled blogger.
ResponderExcluirI've joined your feed and stay up for searching for extra of your magnificent post. Additionally, I've shared your site in
my social networks!
my blog; holiday Costa Blanca
You are a very clever individual!
ResponderExcluirHere is my homepage: http://www.costablancaspain.us
Today, I went to the beach with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year
ResponderExcluirold daughter and said "You can hear the ocean if you put this to your ear." She put the shell to her ear and
screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her
ear. She never wants to go back! LoL I know this is
completely off topic but I had to tell someone!
Feel free to visit my blog post ... cars to spain
I know this if off topic but I'm looking into starting my own blog and was wondering what all is
ResponderExcluirneeded to get setup? I'm assuming having a
blog like yours would cost a pretty penny? I'm not very
web smart so I'm not 100% positive. Any suggestions or advice
would be greatly appreciated. Thank you
Also visit my homepage :: hire cars spain reviews
I know this if off topic but I'm looking into starting my own blog and was wondering what all is
ResponderExcluirneeded to get setup? I'm assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
I'm not very
web smart so I'm not 100% positive. Any suggestions or
advice
would be greatly appreciated. Thank you
Also visit my web site - hire cars spain reviews
Thank you for sharing excellent informations. Your web site is very cool.
ResponderExcluirwe impressed by the details that you have on this site.
It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for more articles.We at Propertyhunters shifted this service to a level much higher than the broker concept. you can see more
details like this article Property for sale the pearl qatar
Nice image visibility and well written blog. Thanks for sharing. I have recently come across a new online service provider company which provides Shifting Services @ Packers And Movers Gurgaon
ResponderExcluirPackers And Movers Gurgaon to Chennai
Packers And Movers Gurgaon to Pune
Superb post, we enjoyed each and everything as per written in your post. Thank you for this informative article because it’s really helpful, I really like site. @
ResponderExcluirPackers And Movers Gurgaon
Packers And Movers Gurgaon to Haridwar
Packers And Movers Gurgaon to Noida
Packers And Movers Gurgaon to Guntur
Packers And Movers Gurgaon to Muzaffarpur
Packers And Movers alizapur
ResponderExcluirPackers And Movers Ameenpur
Packers And Movers bachpalle
Packers And Movers bahadurpally
Packers And Movers bandlaguda
Packers And Movers bowrampet
Packers And Movers Manikonda
Packers And Movers Mallampet
Packers And Movers manneguda
Get Packers and Movers Bhopal List of Top Reliable, 100% Affordable, Verified and Secured Service Provider. Get Free ###Packers and Movers Bhopal Price Quotation instantly and Save Cost and Time. ???Packers and Movers Bhopal Reviews and Compare Charges for household Shifting, Home/Office Relocation, ***Car Transportation, Pet Relocation, Bike SHifting. Packers And Movers Bhopal
ResponderExcluirMmorpg
ResponderExcluirinstagram takipçi satın al
Tiktok Jeton Hilesi
Tiktok jeton hilesi
Antalya saç ekim
referans kimliği nedir
İnstagram takipçi satın al
Mt2 Pvp Serverler
instagram takipçi satın al
Good content. You write beautiful things.
ResponderExcluirhacklink
vbet
taksi
korsan taksi
mrbahis
sportsbet
sportsbet
mrbahis
vbet
Success Write content success. Thanks.
ResponderExcluirbetturkey
betmatik
deneme bonusu
canlı slot siteleri
kıbrıs bahis siteleri
canlı poker siteleri
betpark
Good text Write good content success. Thank you
ResponderExcluirbetmatik
poker siteleri
kralbet
mobil ödeme bahis
betpark
tipobet
slot siteleri
kibris bahis siteleri
muğla
ResponderExcluirmuş
nevşehir
niğde
ordu
5XX
şile
ResponderExcluirsincan
balıkesir
zonguldak
marmaris
ETU3S
whatsapp görüntülü show
ResponderExcluirücretli.show
P4WNİ7
Como os ribeirinhos se aproximam dos barcos durante as viagens fluviais na Amazônia e quais são suas solicitações? visit Telkom University
ResponderExcluir