A
recente participação em evento da comunidade portuária das três Américas
inspirou-me a produzir um novo post, reativando o BLOG DA HIDROVIA.
Refiro-me
ao XXIII Congresso da Associação das Autoridades Portuárias Americanas (AAPA)
realizado em Pue rto Iguazú, na Argentina, no qual tive oportunidade de
representar a ANTAQ como conferencista em painel sobre hidrovias e portos fluviais,no período de 26 a 29 de agosto.
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Delegação Brasileira no evento |
Fundada
em 1912, a AAPA representa portos dos Estados Unidos, Canadá, América Latina e
do Caribe. Sua missão é promover os interesses comuns da comunidade portuária e
fomentar a liderança nas áreas do comércio, o transporte, o meio ambiente, o
desenvolvimento portuário e às suas operações. Dedica-se a conscientizar a
sociedade sobre o papel dos portos no sistema global de transporte. Congrega os
portos públicos de grande calado do hemisfério ocidental, portos fluviais,
operadores portuários e terminais privados.
Nesse
encontro anual da cúpula dos portos estavam presentes delegações de 16 países. Foi
estruturado com programações acadêmica e social, incluindo área de exposição
para reuniões de negócios e permitiu forte intercâmbio entre os principais
atores públicos e privados do segmento portuário mundial.
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Bandeiras dos países membros da AAPA |
Na
parte acadêmica o tema central foi “A Integração hemisférica dos portos
latino-americanos como chave para o desenvolvimento regional”. Em vários
painéis, representantes de diversas nacionalidades discutiram temas como a economia
mundial e seu impacto no negócio portuário internacional; os portos
latino-americanos e sua integração continental e mundial; os portos argentinos
e sua integração com a América Latina e o mundo; Estratégias de
sustentabilidade ecológica de operadores portuários na AL e a agenda portuária
para integração econômica e segurança global.
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Ênfase na ANTAQ e nas hidrovias |
De
modo inédito, em 2014, a AAPA priorizou temáticas relacionadas às hidrovias e
portos fluviais, tendo em vista sua importância para as economias de muitas
nações do hemisfério ocidental. Assim, em dois painéis denominados “hidrovias e
portos fluviais como ferramentas de conectividade e desenvolvimento regional” participaram
conferencistas e mediadores da França, Colômbia, Paraguay, Argentina, Uruguay e
Brasil. Minha exposição foi composta por 5 blocos: i) a necessidade de ruptura
dos bloqueios mentais (fator cultural) que impedem a adoção de um novo modelo no
setor aquaviário; ii) Os principais números do Brasil, fatos e tendências; iii)
uma visão sobre a ANTAQ, objetivos e competências; iv) Razões para o uso da
hidrovia, dimensões no Brasil e potencial de uso; e, v) Principais obstáculos brasileiros e perspectivas.
Como síntese dos temas acadêmicos merecem destaques as seguintes informações:
Como síntese dos temas acadêmicos merecem destaques as seguintes informações:
· Projeto do Canal Interoceânico da Nicarágua: 263
km de extensão (construção China e Rússia). Polêmica com ampliação do canal do
Panamá, no final de 2015.
· Operador portuário - Panamá: Todos viraram
“amigos do verde”. Tem-se que fazer mais, mais rápido, atender melhor, com mais
qualidade, segurança e meio ambiente, sem elevar tarifas. Grandes desafios. Apólice
para cobrir acidentes. Mas, navio porta contêiner migrou de 4.500 para 18.000
TEU´s. Crescerá para 22.000/24.000 TEU´s em breve. Maior o navio, maior o
problema.
· Porto de Miami. Um em cada oito cruzeiros, faz Miami.
Segurança tornou-se vital. Vende 18 meses antes. Qualquer ocorrência, vendas caem.
Anos 80 havia até rinha de galo no porto. Mudança radical em 2005. Hoje 900
câmeras de segurança, uma agência de controle. Total de 2.000 câmeras em 120
acres de terra. Nos EUA, custos logísticos representam 9% de tudo que se faz. Crescimento
dos processos de Certificação ISPS Code.
· Estrategista EUA. Parte 1 - Pesadelo 2008 está
passando. Taxa de crescimento determina o comércio. Na América Latina o
crescimento médio é maior que na Europa. Comércio vai crescer 8-10% a.a. Contêineres
5-7% a.a. Navios com 18.4 mil TEU´s. Uma viagem com carga de sapatos, calça a
população da Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Panamá e ½ Venezuela.
Revolução energética com Shale gás dos EUA. 25% da frota mundial terá
combustível em gás. Maior crescimento transbordos e navios. Precisará dobrar
capacidade dos portos.
· Estrategista EUA. Parte 2 – Aliança porto-cidade
foi boa até séc. 19, hoje há divórcio. Conteinerização gerou navios maiores,
mais terminais, mais áreas. Euforia acabou. Cidades sem orçamento. Querem
financiamento. Autoridade Portuária fácil de ser atacada. AP precisa de
defender sua missão: viabilidade corporativa. Precisa atuar como negócio.
Operações rentáveis precisam proteger AP. Cidades não entendem a dinâmica e
desafios enfrentados pelos portos. Cidades globais são cidades portos. Não tem
como remover o porto de Roterdã, então melhor é assumir parceria.
· Puertos del Estado (Espanha). Situação mundial
sem liderança. EUA/China? Integração regional. Europa, 28 países. América
Latina não avança. Tendências de consolidar navios, companhias; racionalizar
rotas, diminuir paradas e custos operacionais, descargas/ interface modal.
Navios com 22 mil TEU´s, 460 m de comprimento. Portos inteligentes, não só na
costa, mas “off shore”.
· Argentina pretende criar porto de águas
profundas na localidade de Punta Índio, (bacia do Rio da Prata), como porto
concentrador de cargas a granel. Consórcios para gestão de portos, em aplicação
em portos latino-americanos.
· Interessante Programa de Capacitação da AAPA:
Gerente Portuário Profissional (PPM), em nível de pós-graduação, à distância.
Comparando-se
a situação atual dos portos brasileiros e o panorama portuário americano exposto
no evento verifica-se a abordagem de problemas, estratégias e soluções similares
aos enfrentados ou adotados no Brasil, tais como:
· Conflitos e sinergias na relação porto-cidade, decorrentes
de operações portuárias, uso de áreas, desenvolvimento econômico, congestionamentos,
desempregos decorrentes de novas tecnologias e processos, comércio exterior questões
ambientais, entre outras;
· Esgotamento da capacidade de investimentos
públicos, expansão do capital privado na infraestrutura aquaviária e portuária
e na movimentação de carga, com introdução de ajustes nos marcos legais
nacionais e de novos modelos de gestão, na busca por produtividade e competitividade;
· Aumento da escala dos navios, com necessidade de
ampliar e melhorar a infraestrutura dos portos, dos processos, a eficiência
energética, segurança e proteção ambiental, com redução de custos.
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Jantar de encerramento do congresso |
Conclusão
Surpreendeu-me
a pujança da comunidade portuária da AAPA e, em especial, o nível de reconhecimento
da ANTAQ como autoridade brasileira, demonstrado por alguns congressistas. Manifestaram
admiração pela progressiva evolução do Brasil, sua realidade atual e potencial
do país. Destacaram o sítio da ANTAQ como referência em informações relevantes do
setor portuário e aquaviário e o representante da ANNP (Paraguay) solicitou
manter contato e troca de informações com ANTAQ, pois têm intenção de criar um
ente regulador no transporte aquaviário daquele país e buscam experiências de
sucesso.
Em
que pese toda essa pujança e crescimento diferenciado de economias
latino-americanas nos últimos anos (Paraguay, 13% em 2013), percebem-se fragilidades
nas relações comerciais dos países latino-americanos, agravadas por sérias
dificuldades na articulação de avanços como bloco econômico regional. No
congresso, foram visíveis os desconfortos entre Argentina, Uruguai e Paraguay, relativamente
às operações de transbordo de cargas na bacia do rio da Prata e à hidrovia Paraná/Paraguai.
Por
fim, registre-se a elaboração da “Declaración Del Iguazú” (acessível no link
abaixo), consolidada pela Delegação Latino-Americana da AAPA, organizadora do congresso,
a qual apresenta os pontos chaves debatidos e que devem ser aprofundados e
complementados com ações de integração entre os países, a fim de promover o
crescimento e desenvolvimento sustentável dos portos americanos, de forma que evoluam
como componente essencial para a geração de riqueza, progresso e prosperidade
de todos os continentes.
Por
tudo isso, ressalto que foi uma oportunidade ímpar a participação em evento
dessa magnitude. O próximo já está
marcado. Será em Arica, no Chile, em 2015.
Site do XXIII Congresso da Associação Americana de Autoridades
Portuárias
Declaración Del Iguazú http://www.aapa2014argentina.com/images/AAPA/DECLARACION_DE_IGUAZU.pdf
Site
da AAPA
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