A oportunidade de
representar a Agência Nacional de Transportes Aquaviário na cerimônia de entrega da licença de instalação do projeto de revitalização do Cais Mauá, no Porto de Porto Alegre, no último dia 6, inspirou-me a publicar novamente no Blog da Hidrovia, com a divulgação do discurso que proferi na ocasião.
Essa revitalização “patina” há décadas, em decorrência principalmente da dificuldade da sociedade gaúcha e porto alegrense entender aspectos básicos do setor portuário, de suas interfaces e do próprio projeto em si.
Por acreditar no potencial da ideia de reocupação e exploração dessa importante área do porto da capital, atualmente não mais operacional, e por conhecer o projeto desde o tempo em que atuei na unidade regional local da ANTAQ, achei que era uma chance ímpar de esclarecer questões relevantes a tantas autoridades municipais e estaduais reunidas num mesmo local. Com esse propósito, solicitei ao cerimonial para manifestar-me no evento, e discursei conforme abaixo:
Cerimonial do Cais Mauá, com autoridades, servidores e convidados. |
"Bom dia a todos e a todas, cumprimento
as autoridades, servidores e convidados na pessoa do Sr. Governador José Ivo
Sartori, do Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior e do Sr. Janir
Branco, dirigente da Autoridade Portuária do porto de Porto Alegre.
Como gaúcho e guaibense é dupla a
satisfação de representar o Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes
Aquaviários, Dr. Adalberto Tokarski, nesta cerimônia de entrega da licença de
instalação do empreendimento de revitalização da área do Cais Mauá. Pediu-me ele que falasse em seu nome, de que
está empenhado em agilizar os processos da ANTAQ que envolvam portos e
hidrovias, a fim de contribuir com o desenvolvimento regional e do país, em
especial do Rio Grande do Sul, por todo o potencial que o modal aquaviário
representa ao Estado.
A liberação da licença da prefeitura
de Porto Alegre é um passo importante no projeto, que já acumula 7 anos de
execução deste a sua licitação. E aproveito essa oportunidade para esclarecer
pontos relevantes sobre a gestão portuária no RS e sobre o projeto Cais Mauá.
Em que pese essa instalação portuária
estar encravada no coração da cidade, de ter sido o berço de sua construção, de
levar o seu nome, o porto não é do município de Porto Alegre. A despeito de estar há décadas sob a
gestão de governos gaúchos, o porto de Porto Alegre também não é do Estado do
RS.
Área Operacional do Cais Navegantes |
Trata-se de bem público da União, no
qual o Ministério dos Transportes exerce o papel de Poder Concedente e a ANTAQ
de órgão regulador e fiscalizador. Nesse contexto, este e outros portos
organizados federais localizados no Estado foram delegados ao RS para serem
explorados 25 anos, cujo prazo expira em 2022, com possibilidade de prorrogação.
Contrariamente também à ideia de
alguns grupos de pressão da sociedade gaúcha de fazer dessa instalação um local
público, destaco que se trata de espaço diferenciado, com fronteiras abertas
para o mundo, com fluxo de pessoas e mercadorias internacionais, devendo
portanto, em algumas áreas serem mantidas certas restrições de operação e acesso, o que justifica
a ação e o interesse federal, previsto na Constituição de 1988.
O Porto de Porto Alegre tem mais de 8
km de extensão e um canal de acesso com quase 300 km. Apesar de estar na beira
de um rio, é considerado um “porto marítimo”, por receber navios da navegação
de longo curso. Infelizmente, a profundidade de apenas 17 pés, inferior a 6
metros, afeta seriamente a sua competitividade e o afasta das rotas e escalas
de navios cada vez maiores, com 12, 14 e 18 metros de calado. Nesse cenário, o
melhor é intensificar sua vocação à navegação interior.
Armazéns Cais Mauá. Foto Allama - Nov/16 |
Noutra ótica, face a situações nas
quais os recursos públicos estão cada vez mais escassos, a solução é a parceria
com a iniciativa privada. Assim, em 2010, o governo do RS,
conduzindo um processo em gabinetes, fora do ambiente decisório portuário,
firmou contrato de exploração do Cais Mauá, ignorando a titularidade desse bem
público federal e excluindo a ANTAQ da licitação.
Tivemos que ir ao Supremo Tribunal
Federal, o qual suspendeu o processo. Como resultados, garantiu-se a
interveniência da ANTAQ, fortaleceu-se o papel da Autoridade Portuária (uma
autarquia estadual) como gestora do contrato, ajustou-se sua equação financeira
(prevendo-se o reequilíbrio) e, em especial e importante, assegurou-se a reversão dos bens
ao patrimônio do porto, ao final do arrendamento.
Em paralelo e na sequência, sucessivas
crises econômicas afetaram o projeto. Grupos de pressão e até gestões
anteriores da autoridade portuária boicotaram o empreendimento. Todavia, as
dificuldades foram superadas.
Perspectiva do Projeto Cais Mauá, em Porto Alegre. |
Faltam as licenças municipais. Agora,
a cidade concede a de instalação, em conformidade com suas competências
constitucionais, de órgão local, de acordo com seu plano diretor. Outras serão
necessárias.
Quero assegurar-lhes, sr. Governador Sartori e
Sr. Prefeito Marchezan, que a ANTAQ seguirá atenta ao fiel cumprimento pelas partes do
contrato de arrendamento, dos requisitos legais e de suas próprias resoluções,
como órgão regulador e fiscalizador do setor portuário e aquaviário.
Projeto de recuperação da Orla do Guaíba |
Ao final de minha fala, um silêncio geral. Imagino que alguns tenham se perguntado: - Quem convidou a ANTAQ para participar de nossa celebração, mesmo?
Todavia, entendo que os esclarecimentos técnicos foram oportunos. O projeto precisa de continuidade, gestão adequada, regulação e fiscalização, a fim de que a sociedade gaúcha usufrua efetivamente desse bem público, à beira do Guaíba. Agora, estamos mais próximo do sonho de conectar os dois projetos de revitalização, o da orla e do Cais Mauá. O maior beneficiado será o interesse público. E, seguindo sua missão, a ANTAQ apoiará sempre esse objetivo.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirPackers and Movers in Panipat To start shifting your home or office, or for any other relocation services, you need a reliable Packers and Movers Company, who have the expertise in packing, moving and shifting of all kind of household goods. There are several Packers and Movers service providers around, but you have to choose a packers and movers company, who can pack and deliver your valuable household goods safely to your new location is Air cargo packers & Logistics.
ResponderExcluirPackers And Movers Hyderabad to Ahmedabad
ResponderExcluirPackers And Movers Hyderabad to Jaipur
Packers And Movers Hyderabad to Delhi
Packers And Movers Hyderabad to Chennai
Packers And Movers Hyderabad To Pune
Packers And Movers Chennai to Pune
ResponderExcluirPackers And Movers Chennai to Ahmedabad
Packers And Movers Chennai to Bangalore
Packers And Movers Chennai to Hyderabad
Packers And Movers Chennai to Jaipur
Packers And Movers Agara Bangalore
ResponderExcluirPackers And Movers Air Force Hospital Bangalore
Packers And Movers Amruthahalli Bangalore
Packers And Movers Anekal Bangalore
Almanya yurtdışı kargo
ResponderExcluirBelçika yurtdışı kargo
Bulgaristan yurtdışı kargo
Çekya yurtdışı kargo
Danimarka yurtdışı kargo
2X2UFX
Muğla
ResponderExcluirBitlis
Karaman
ODOQ1
kars
ResponderExcluirsinop
sakarya
ankara
çorum
JN7CQ
görüntülü show
ResponderExcluirücretlishow
62İU04
https://titandijital.com.tr/
ResponderExcluirçanakkale parça eşya taşıma
kırıkkale parça eşya taşıma
erzurum parça eşya taşıma
burdur parça eşya taşıma
U8E
581E7
ResponderExcluirKırşehir Evden Eve Nakliyat
Adana Şehirler Arası Nakliyat
Btcturk Güvenilir mi
İzmir Şehir İçi Nakliyat
Balıkesir Parça Eşya Taşıma
Ünye Parke Ustası
Kırklareli Evden Eve Nakliyat
Adıyaman Lojistik
Niğde Şehir İçi Nakliyat
B8F99
ResponderExcluirAydın Lojistik
Mardin Lojistik
Giresun Şehir İçi Nakliyat
Pancakeswap Güvenilir mi
Pursaklar Fayans Ustası
Balıkesir Lojistik
Kastamonu Şehirler Arası Nakliyat
Eskişehir Parça Eşya Taşıma
Adana Parça Eşya Taşıma
8ACDA
ResponderExcluirShibanomi Coin Hangi Borsada
Yalova Evden Eve Nakliyat
Eskişehir Şehir İçi Nakliyat
Siirt Parça Eşya Taşıma
Bilecik Şehir İçi Nakliyat
Tunceli Şehirler Arası Nakliyat
Urfa Parça Eşya Taşıma
Hatay Şehir İçi Nakliyat
Kars Şehirler Arası Nakliyat
B6454
ResponderExcluirBinance Ne Zaman Kuruldu
Madencilik Nedir
Coin Kazma Siteleri
Binance Kaldıraçlı İşlem Nasıl Yapılır
Bitcoin Madenciliği Nasıl Yapılır
Bitcoin Nedir
Binance Borsası Güvenilir mi
Kripto Para Nedir
Coin Nasıl Üretilir
8E6BB
ResponderExcluirdextools
roninchain
looksrare
shiba
trust wallet
ledger desktop
ellipal
avax
solflare