domingo, agosto 07, 2011

VOCÊ É DA GERAÇÃO Y ?

   Outro dia, chamou atenção o conceito de um novo perfil comportamental das pessoas. Das que pertencem à geração Y.  A curiosidade se transformou em pesquisa sobre um tema interessante. Digno do post deste domingo.
     Vale relembrar uma idéia já tratada aqui. O homem vive antenado na interpretação dos fenômenos das mudanças, em diversas áreas do conhecimento. Talvez, a área da administração  seja uma das mais inquietantes. Pois bem, mas o que é, então, essa história de geração Y?
Ícones da geração Y
Num conceito aplicado às organizações, essa nova geração caracteriza-se por um modo diferenciado de aprender, trabalhar, negociar e se comunicar. Especialistas afirmam que essa onda inicia nos anos 80, do século XX, quando começam a surgir crianças e jovens centrados em tecnologia. Uma geração que evoluiu sob influência das tecnologias e se familiarizou com a informação globalizada e a interatividade virtual.  
 Nesse contexto, aprendeu a viver com a crise e vê oportunidade na instabilidade. Está aberta a novos desafios e procura aprender a partir da descoberta. Realiza várias atividades ao mesmo tempo. Prefere projetos de curto prazo, com resultados mais rápidos. Tem mobilidade maior e deseja crescer na hierarquia rapidamente. Enxerga o trabalho como parte da vida, mas está focada na carreira. É questionadora por natureza. Por isso, quer entender o sentido da atividade na qual se envolve. Busca o diálogo aberto com a chefia, a fim de opinar, propor soluções e receber feedback.
Esses atributos rompem paradigmas em relação a sua antecessora, a geração X. Apesar de ter criado o ambiente tecnológico no qual se desenvolveu a geração Y, a X não se arriscou muito frente às crises econômicas e aos altos índices de desempregos que enfrentou. Escolheu adotar a empresa como uma família. Então, dedica mais tempo a mesma empresa, esperando por uma promoção. Consegue ficar mais tempo num mesmo projeto, em pesquisas ou preparações teóricas.
Importa destacar que o choque de gerações não é exclusividade do ambiente organizacional. Está presente em outros segmentos da sociedade. Como por exemplo, no dia a dia das famílias surgem diferentes visões, velocidades de aprendizado e capacidade multi-tarefa entre pais e filhos. Por isso, é preciso, cada vez mais, desenvolver habilidades para harmonizar eventuais conflitos, a partir do aproveitamento do melhor de cada perfil. O curioso é que essa convivência não é estanque. Ou seja, algumas pessoas assumem perfis diferentes da geração a que pertencem e se destacam em fazer “a diferença” em seu ambiente.
Em algumas organizações, públicas ou privadas, essa evolução de gerações força o repensar de estratégias de planejamento, contratação e motivação de colaboradores. Assumem que isso pode ser otimizado, a partir da combinação de perfis diversos nas equipes. Isto é, aproveitar o caráter questionador e pró-ativo da nova geração para estimular a troca de experiências e conhecimento com as demais, gerando novas descobertas.
No Brasil, o segmento de infraestrutura de transportes necessita de inovações na gestão, de soluções adequadas para seus processos e de maiores investimentos. Há décadas, o percentual de investimentos no setor, em comparação com o Produto Interno Bruto (PIB) é insuficiente até mesmo para atender a demanda atual, quanto mais para sustentar um crescimento de 5% ao ano, conforme previsto pelos nossos governantes. O país precisa reverter rapidamente o quadro de redução e deterioração da malha logística do país. Nesse sentido, a hidrovia pode ser uma alternativa viável e inteligente.
Por fim, independentemente da geração a que pertençam os trabalhadores e empreendedores do segmento de infraestrutura do país, precisamos cada vez mais de profissionais com o perfil da geração Y. Assim, urge somar esforços na busca de soluções inovadoras em investimentos e em gestão, a fim de se elevar as condições de competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional. Então, em qual perfil você se encaixa ?

Um comentário:

  1. O que parece contar como importante nas Pessoas, ou gerações X, Y ou Z, é a capacidade de "Mudar". A capacidade de perceberem esta necessidade e buscarem adaptações e inovações. No Brasil a Máquina Estatal move-se com lentidão ao novo. ou a visão de projetos atem-se a curto prazo? ou a geração Y não vive/convive nestes setores? ou ainda cremos pouco nos "cases" de sucesso ? Na verdade o que queremos é que as mudanças aconteçam!

    ResponderExcluir