domingo, agosto 21, 2011

O POTENCIAL DAS REDES SOCIAIS

Nesta semana, num dos momentos de reflexão acerca do post deste domingo, quando trabalhava a retomada de uma abordagem mais centrada na temática hidroviária, uma notícia da Radio CBN Brasília chamou a atenção.
Referia-se a uma iniciativa nas redes sociais da Internet para mobilização da população contra a corrupção no País. Mais especificamente, sobre um grupo apartidário, no Rio de Janeiro, que criou no Facebook (FB) um movimento denominado “Marcha contra Corrupção”.
Foto do Grupo Marcha contra Corrupção
Fonte: Facebook
Assim, pretendem usar o ambiente virtual e encontros presenciais para divulgar, conscientizar e mobilizar cada vez mais pessoas na busca de soluções para esse grave problema. Eles têm um protesto previsto para o dia 20 de setembro, na Cinelândia, na cidade maravilhosa.
Já destaquei neste blog o potencial da Internet. A velocidade da informação e a qualidade da interação entre as pessoas através da rede mundial de computadores têm provocado modificações significativas nas relações vigentes. Ela foi fundamental na implosão de governos autoritários no mundo árabe. Também vem sendo utilizada, na Índia, para envolver milhares de pessoas na revolta social anticorrupção que está ocorrendo naquele país. Agora, apresenta-se como uma ferramenta poderosa no combate a uma das piores chagas que corroem a sociedade brasileira.
Pela organização, conceitos e diretrizes que vi no site, o movimento desse grupo parece interessante. Já está ocorrendo em outras cidades, mas precisa ser amplificado para todos os recantos do Brasil. Precisa aumentar o número de seguidores. Precisa alcançar a adesão de instituições relevantes tais como a OAB, imprensa, organizações governamentais, não-governamentais e do setor privado. Precisa gerar mudanças no comportamento das pessoas, tornando-as mais críticas e intolerantes em relação à corrupção. Urge alterar a cultura vigente de impunidade, tornando ágeis e eficazes os processos de condenação dos transgressores.
Então, convido você a engrossar essas fileiras e colaborar nessa luta. Na página inicial deste grupo do Facebook tem uma reflexão relevante sobre os motivos pelos quais a corrupção deve ser erradicada. Coaduna-se com muitos dos aspectos que tenho abordado neste espaço. Por isso, fiz questão de reproduzi-la  abaixo:
"Um estudo da Fiesp apontou que o custo anual da corrupção no País gira em torno de 41,5 e 69,1 bilhões de reais.
Um dos principais problemas que dificultam o combate à corrupção é a cultura de impunidade vigente no país. A justiça é morosa, e aqueles que podem pagar bons advogados dificilmente passam muito tempo na cadeia ou mesmo são punidos. Além disso, o fato de os políticos gozarem de direitos como o foro privilegiado e serem julgados de maneira diferente da do cidadão comum também contribui para a impunidade.
Em estudo divulgado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), foi revelado que entre 1988 e 2007, isto é, um período de dezoito anos, nenhum agente político foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Durante este período, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou apenas cinco autoridades.
A corrupção na administração pública no Brasil é mal que deve ser combatido diariamente, uma vez que condena milhares de brasileiros à miséria e a insuficiência (decadência) dos serviços públicos."                  
Fonte: grupo Facebook Marcha Contra Corrupção

Penso que os blogs, sites e redes sociais na Internet, quando utilizados para o bem, constituem instrumentos formidáveis para evolução e melhoria da qualidade de vida. Então, decidi deixar a temática mais técnica da hidrovia para um artigo futuro e divulgar essa importante iniciativa.
Percebo que as pessoas ainda não estão muito sensíveis ao tema hidroviário. Talvez ainda não tenham percebido seu potencial. Assim, para atrair seu interesse num assunto árido, especialmente, num ambiente em que são bombardeadas, diariamente, por uma quantidade incrível de informações, é necessário uma combinação inteligente com assuntos relacionados à ética, gestão, comportamento, corrupção, logística, sustentabilidade, políticas públicas, Internet, entre outros. Esta tem sido a estratégia do Blog da Hidrovia.
Visite esse grupo no Facebook, pelo link abaixo. Conheça sua proposta. Engaje-se. Divulgue na sua rede de amigos. Se a iniciativa produzir pelo menos uma parcela dos resultados esperados, a sociedade atual e futura lhe será muito grata.

Por JOSE ALLAMA

2 comentários:

  1. Uma ferramenta incontestável!Espero que com o voto, seja um rolo sobre a roubalheira. Paulo

    ResponderExcluir
  2. Pois é, as roubalheiras da sra Jaqueline Roriz serão julgadas hoje, será ela condenada? ou seus colegas já esqueceram as cenas dela pegando dinheiro?
    Parece que está faltando indignação da população.

    ResponderExcluir