sábado, dezembro 31, 2011

O BALANÇO NOSSO DE CADA ANO...


Final de ano, época de balanços, de refletir sobre posições, ações, reações e resultados.  Incrível a velocidade do tempo. Constata-se que, quanto mais o tempo passa e envelhecemos, mais rápido ainda se esvai, entre os dedos, entre os fatos.
O blog da hidrovia também faz seu balanço. Ainda não completou seu primeiro ano, mas já apresenta um conteúdo significativo para reflexão. Em parte de 2011 contabilizou mais de 7800 acessos, 32 seguidores e um total de 23 post´s, os quais abordaram temas relevantes não apenas para o transporte e a logística hidroviária brasileira, mas para o fortalecimento das bases necessárias para a construção de um país melhor.
Um post que penso dos mais importantes e que inaugurou o blog foi A terceira onda da hidrovia brasileira. Traz uma análise da evolução da navegação em nossos 500 anos de história, estabelecendo uma analogia com a famosa obra de Alvin Toffler.  Na sequência, a publicação do artigo Navegação interior: voo de águia ou de galinha, inspirado na visão de Leonardo Boff.
Visando ampliar o entendimento sobre o seu objetivo teve o artigo A filosofia do blog da hidrovia. Em seguida, com o propósito de enfatizar um importante documento divulgado pelo Ministério dos Transportes foram publicadas Considerações sobre as diretrizes da Política Nacional de Transporte Hidroviário (PNHT), em dois artigos, numa versão resumida e outra completa.
Posteriormente, os acontecimentos relacionados às denúncias de desvios e corrupção na máquina pública trouxeram a reflexão denominada Gestão, ética e hidrovias. Outros temas relevantes como meio ambiente, planejamento, mudanças, perfis de gerações, diferenças entre nações, sustentabilidade e o potencial das redes sociais consumiram horas de dedicação para elaboração de artigos que atraíssem a atenção dos leitores do blog. Em especial, dois deles, Por onde o elefante está preso? e Rompendo bloqueios mentais   estimulam a revisão de preconceitos e paradigmas.
Nessa esteira, importantíssimo mencionar as ilustres participações de Lars Grael, Amyr Klink e do Prof. Silvio dos Santos, da universidade de Santa Catarina (UFSC), com artigos e entrevistas que enriqueceram este espaço virtual. Assim como as mídias onde foram veiculados alguns dos artigos, tais como as revistas Gestão Pública, Rodovias & Vias, Revista Marítima Brasil, Navegando na notícia (ANTAQ), Jornal Diário de Bordo (ASANTAQ).  E, mais recentemente, uma publicação internacional, na Revista de Marinha, de Portugal.
Na Internet, o blog foi divulgado nos sites de Amyr Klink, no sosrios.com.br, no Portal da ANER – Associação dos servidores efetivos das Agências Reguladoras e da ASANTAQ – Associação dos servidores da ANTAQ.
Especificamente na questão hidroviária foram tratadas importantes artérias da navegação interior do Brasil e América do Sul. Entre elas, a hidrovia Paraguai-Paraná, com todo seu potencial para integração econômica e social de 5 países Sul-americanos. Contemplou-se também o Velho Chico, considerado o rio da integração nacional. Lars Grael abordou a riqueza e a importância estratégica da hidrovia do Paraná-Tietê. E, como post mais recente, a hidrovia do rio Uruguay, com destaque para a solução inteligente das eclusas de San Antônio.
Enfim, eis a retrospectiva do blog da hidrovia. Apesar de referir-se à água, trata-se de tema árido, o qual exige grande esforço para demonstrar às pessoas o potencial da navegação fluvial para desenvolvimento econômico e social do país e, especialmente, para envolvê-las nessa causa. Assemelha-se a um trabalho de formiguinha, incansável e que não se pode deixar abater, nem mesmo pelos obstáculos existentes no próprio setor hidroviário.
Que 2012 seja um ano mais favorável a todos nós e às hidrovias.

Por JOSÉ ALLAMA

Um comentário:

  1. Parabéns Allama. Não tenho dúvidas que o blog tem contribuído para a reflexão séria sobre os potenciais e problemas da navegação fluvial brasileira. Desejo que o sucesso da sua iniciativa continue em 2012. Um abraço,
    Luiz Alves

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